Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de abril de 2019

Reunião tratou sobre a saúde do bairro.

Uma reunião para tratar da saúde do Bonfim, mais precisamente sobre o ESF Contorno, aconteceu hoje a noite no Clube Lyra. 
O TMN traz um resumo do que foi falado nessa reunião.
Estiveram presentes: 
 - o secretário de saúde de Angra, Renan Vinícius;
 - funcionária do departamento de atenção primária, Josiele;
 - diretor da saúde, Nicolas;
 - secretário executivo de saúde, Rodrigo Muchelli;
 - funcionários do posto de saúde ESF Contorno;
 - presidente da Associação de Moradores do Bonfim, Delmo de Souza;  
 - presidente da Associação de Moradores da Vila Velha, Vera Lúcia Duarte;
 - vereadora Titi Brasil;
 - alguns moradores dos bairros Bonfim e Vila Velha.

A reunião começou com a fala da Josiele, do departamento de atenção primária, que explicou o que é um ESF e fez diversos esclarecimentos. 
O ESF é a Estratégia de Saúde da Família, que atende entre 2.500 e 3.500 pessoas. O ESF Contorno abrange desde a Costeirinha até o Tanguá e conta, atualmente, com os seguintes funcionários: Juliane e Pablo (agentes de saúde), Noemi (enfermeira), Monique (médica da família, que faz parte do programa + médicos), Juliana (agente de limpeza do posto) e um dentista (este atende no Centro Odontológico no SPA do Centro devido a falta de estrutura no posto do bairro e faz um trabalho na escola com crianças).
Um agente de saúde atende 350 pessoas. 
A obra do posto ficará pronta até 20 de maio de 2019, com construção de rampa de acesso, sala de reuniões, consultas odontológicas, subir as divisórias, terá ECG (eletrocardiograma), otoscópio, oftalmoscópio, balança digital de adulto e criança até 300 kg, sonar e tudo será informatizado.
Foi feito pedido para a empresa que disponibilizasse uma pessoa para que viesse fazer coleta de exames.
Não precisa ir de madrugada para marcação de consultas no posto. 
Em relação ao exame ECG, somente o exame será feito no posto. O exame será levado para um cardiologista para fazer o laudo e depois o exame será retornado ao posto. 
O próximo dia D de vacinação contra gripe será o dia 04 de maio de 2019 somente para crianças, gestantes e idosos. As campanhas de vacinação serão feitos no posto, até quando o mesmo for estruturado. A partir de 24/05/2019 a vacinação contra a gripe será para o restante da população.
Informações pelo telefone 3365-4213 (Departamento de Atenção Primária) ou na Secretaria de Saúde, no Balneário, na sala 202, com Josiele.

Em seguida, o secretário de saúde fez o uso da fala.
Para o ESF Contorno falta, pelo menos, um agente de saúde e um técnico em enfermagem, que está em fase para liberação de um concurso público ou processo seletivo.
Serão implantados 4 ou 5 computadores no ESF Contorno. A informatização será feita pela empresa que venceu a licitação (NET) com software NV.

Depois, houve muitos questionamentos sobre vários assuntos voltados a saúde: marcação de consultas e de exames, obras do posto, equipamentos, sobre a pediatria no posto, cartão de vacinação, etc. 

  - Os moradores da comunidade do Bonfim elogiaram a equipe do posto;
 - A primeira via do cartão de vacinação é emitida pela maternidade;
 - Sobre a questão da marcação de consultas, antes era o Dr. Rodrigi com carga horária de 20 horas semanais. Atualmente, é a Dr. Monique que atende quatro vezes por semana somente no ESF Contorno. Ela é médica da família atendendo pacientes clínico geral, pediatria, acamados, idosos, atendimentos domiciliares.
 - No município de Angra existem 57 ESFs.
 - Em Angra, possui 73 profissionais para atendimento em pediatria (sendo 51 estatutários e 22 pediatras).
 - A enfermeira faz o exame preventivo no posto ás quintas e sextas-feiras, das 9h ás 17h.
 - Quando a médica passa exames [sangue (glicose, colesterol, triglicerídios, hemograma completo, etc), urina, fezes] para serem feitos, é marcado no posto o dia para a realização do exame e o mesmo é feito no Centro. O resultado leva 15 dias e é entregue no posto. O retorno a médica só é marcado após análise do exame feita pela mesma.

O que faltou foi a presença de mais moradores para reivindicar melhorias para a saúde do bairro. Momentos como esse são de extrema importância para esclarecimentos de dúvidas e cobrar ações do governo.  

Confira um pouquinho de como foi a reunião e um panorama feito pelo secretário de saúde, Renan Vinicíus, com exclusividade, para o Blog Movimento Bonfim (panorama gravado em áudio).



Nenhum comentário:

Postar um comentário