A Escola Municipal Alexina Lowndes, localizada na Estrada do Contorno, no Bonfim, foi interditada. Os alunos terão que estudar numa escola do bairro Balneário.
O TMN entrou em contato com a Defesa Civil de Angra dos Reis para saber do motivo da interdição e a explicação dada foi a seguinte:
"É uma história antiga, tanto é que tem um muro de contenção na pista. Ali acontece um rastejo, que é uma movimentação de terra lenta. Com a construção do muro na pista (Estrada do Contorno), essa movimentação começou a seguir em direção a escola e isso foi observado há algum tempo e começou haver rachadura próximo a quadra (acima da quadra). Então a escola foi interditada, preventivamente, para que a obra seja concluída. As obras já começaram. A necessidade de que os alunos saiam é somente para que a obra se iniciasse e para que não haja risco nenhum. Não tem risco de deslizamento de terra sobre a escola. O que acontece ali é um rastejo de massa (nome técnico), ou seja, uma movimentação de terra lenta, pois lá é uma área que tem muita umidade, como se observa pela água que corre na pista abaixo do muro de contenção. O muro de contenção foi feito com uma drenagem insuficiente. Então, a água não sai toda e aí começou a deixar o terreno encharcado (saturação do solo) fazendo com que essa movimentação lenta ocorresse em direção a escola. A necessidade de transferência dos alunos é por causa da entrada de material, barulho de máquinas, movimentação dos profissionais da área da construção civi e, com isso, não teria condições de as aulas prosseguissem no local. A estrututa da escola está ok. "
Essas são informações oficiais da Defesa Civil de Angra dos Reis, passada pelo Lauro Oliveira Santana (Relações Públicas da instituição).
Nenhum comentário:
Postar um comentário