Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de abril de 2018

Mais bastidores da Festa do Senhor do Bonfim.

Muita gente NÃO CONHECE OS BASTIDORES dessa linda festa que acontece todos os anos em nossa comunidade. Por isso, venho através desta postagem contar um pouco para vocês de como procede essa festa que vem desde o século XVIII. E uma das funções do blog Movimento Bonfim é contar a história de nosso povo.
Nos últimos dias diversas ações foram FEITAS PELA COMUNIDADE DO BONFIM na Igrejinha e pelas ruas do bairro. 
Apesar de alguns políticos quererem se aproveitar da comunidade, mas nós estamos de olho e sabemos quem ajuda e quem não ajuda a comunidade. 
Na Igreja Nosso Senhor do Bonfim foram feitas a pintura, a colocação dos bambus e as bandeirinhas. Os bambus foram recolhidos pela Turma do Bambu, que foram na Ilha da Gipoia para esse recolhimento. 
Hoje, as ruas do bairro, por onde passa a procissão, foram enfeitadas por bandeirinhas nas cores vermelha e branca. 
Não vou citar os nomes aqui, pois tem muita gente envolvida nos trabalhos de uma festa que é tradicionalíssima em Angra dos Reis, completando neste ano, 238 anos de tradição.  
Todos os anos são OS MORADORES DA COMUNIDADE que pintam a igrejinha, pintam os bancos, organizam a feijoada para a compra dos fógos, vão recolher bambus na ilha, se doam para irem a igrejinha de quinta a domingo da festa para tocar os sinos ao meio-dia, que se doam para soltar os fogos ao meio-dia e nas celebrações a noite de quinta a domingo, na alvorada festiva e na queima de fógos de domingo, são os que fazem a faxina da igreja.
Todos os anos é cortado o pau de sebo, pois a Festa do Senhor do Bonfim, além de ser uma festa religiosa, é também uma festa cultural caiçara.  É realizado o leilão, onde as prendas são os moradores que doam. 
Entre inúmeras outras coisas que a comunidade faz. 
Tudo isso é feito de forma voluntária.
Antigamente, existia na praia do Bonfim a venda de produtos feitos nas canoas por vendedores que vinham das ilhas da região e as barraquinhas eram feitas de bambu.  
Fica aí então, um pouco dos bastidores dessa festa religiosa e cultural do nosso bairro, do nosso município. 

Fotos: Redes sociais.

 A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, noite, árvore e atividades ao ar livre


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e área interna

















A imagem pode conter: 1 pessoa, shorts, céu, atividades ao ar livre e natureza

Nenhum comentário:

Postar um comentário