Começou a manutenção e a organização do bairro para a tradicional Festa do Senhor do Bonfim que acontecerá dos dias 03 a 06 de maio deste ano. Com 238 anos de tradição, essa festa é caiçara e acontece na Igreja Nosso Senhor do Bonfim, que é uma construção de 1780 e faz parte do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A parte cultural acontece na Praia do Bonfim.
Muito difícil alguém mostrar os bastidores para que esta festa aconteça. Mas, sem esse pessoal, a festa não aconteceria. Estão muito enganados se pensam que é só chegar no dia e fazer a festa. Muitas coisas acontecem nos bastidores.
Meses antes, a comunidade religiosa se reuniu para definir tema, comunidades e grupos celebrantes do tríduo, ou seja, os preparativos da parte religiosa da festa.
Hoje, aconteceu uma feijoada organizada pela Sônia para arrecadar dinheiro para a compra dos fógos para a festa.
Hoje também, uma galera foi até a ilha, que fica há 200 metros do continente para fazer a pintura da igrejinha.
Amanhã acontecerá a turma do bambu, que já é tradicional aqui no Bonfim, organizada pelo Zelito do JJ Bar, que é a turma que vai cortar bambu na Ilha da Gipoia para a ornamentação da festa. O encontro será ás 09h da manhã.
Durante a semana, a equipe da regional do Contorno pintou a parte de cima da Rua Pedro Eugênio de Oliveira: bicicletário, as caixas do correio coletivo, as beiradas das calçadas e a sinalização da rua, e também os guarda-corpo da Prainha, próximo a entrada da Rua Professor Jorge Salomão.
Nos próximos dias, o bairro (ruas e a igrejinha) será enfeitado por bandeirinhas.
Tudo isso é para que vocês, moradores e visitantes, possam usufruir com maior tranquilidade e aproveitar o máximo a festa.
Toda a programação religiosa você encontra no blog TMN Religião e a parte cultural você encontra no blog TMN Cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário