Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

TMN faz procedimento de colecistectomia.

O TMN, este digital influencer que vos escreve, realizou no dia 09 de janeiro de 2023, procedimento de colecistectomia. Vou contar aqui um pouco da minha experiência. 

A colecistectomia é uma cirurgia para a retirada da vesícula biliar, que é um órgão do sistema digestório. A vesícula é um órgão do corpo humano responsável por armazenar a bile e liberá-lo para o intestino. Essa técnica é indicada para pessoas com quadros de colecistite (que foi o meu caso), decorrente ou não de pedras (no meu caso teve pedras, o chamado pedra na vesícula) e por pólipo (que também foi meu caso). A bile é um líquido / substância produzido pelo organismo que tem o objetivo de digerir gorduras. Quando ocorre alteração, pode se formar pedras, que se desenvolve na vesícula biliar, tendo a necessidade de se fazer esse procedimento, que é cirúrgico. 

O diagnóstico se deu, no meu caso, num exame de ultrassonografia do abdômen, na qual fiz duas vezes para confirmar tal fato. Então fui encaminhado para um cirurgião para ver a necessidade ou não de fazer cirurgia e tive a necessidade de fazer. De um exame para o outro, minha vesícula aumentou cerca de seis vezes, num período de alguns meses apenas. 

O cirurgião pede exames pré operatório: raio X do tórax, dezenas de exames de sangue e eletrocardiograma. Esses exames estavam tudo dentro da normalidade. E então fiz a marcação para a realização do procedimento cirúrgico. É um procedimento, que quem for fazer particular, em Angra, custou 6.185 reais (que foi, praticamente, os três primeiros salários de professor que comecei a trabalhar na Prefeitura, não pude gastar com nada nesse período).  Destes, 4.000 reais se refere a equipe médica e o restante para o hospital. Era para ter feito em agosto de 2022, mas, como fui chamado do concurso, adiei para este mês de janeiro de 2023, por alguns motivos: não deixar logo de cara os alunos na mão, sem aulas e por questões financeiras também, pois não precisei pedir empréstimo. 

Foi marcado para o dia 09 de janeiro de 2023. Nesse dia, tomei café ás 7h da manhã e fiquei em jejum (dieta zero) por mais de 25 horas. O horário marcado para chegar ao hospital era ás 11h30min. Cheguei um pouco antes, fiz a ficha, preenchi documentos. Minha mãe foi minha acompanhante. 

Chegando na enfermaria, troquei de roupa e nos é dado uma camisola. Coloquei e fiquei aguardando ser chamado. 




Fui encaminhado para o centro cirúrgico ás 13 horas. E entrei na sala de operação ás 13h30min. Não consegui ver a operação, pois me deram anestesia geral. Só acordei quando terminou o procedimento por volta das 15 horas (não me atentei a hora correta). 

O tipo de cirurgia foi por vídeo, também chamada de videocolecistectomia ou colecistectomia laparoscópica. Me cortaram em três partes: uma no umbigo, outra acima do umbigo e outra no meu lado direito, tudo próximo. Saíram cerca de 11 pedrinhas da vesícula. Levei cerca de dez pontos nos três cortes. 





Estava com muita dor na coluna, pois a cama que eu deitei é muito dura e minha cabeça ficou abaixo do nível da cama (como se fosse pra trás). Senti mais dor na coluna do que na operação em si. 

Medicação me foi dada na parte da noite. Primeiro dipirona. Na madrugada do dia seguinte, dia 10, mais dipirona e anti inflamatório. 

Por volta das 8 horas, tomei café da manhã. Mas não é café comum. Esse procedimento que realizei, exige que a primeira refeição após a cirurgia, seja de alimentação através de líquidos, depois, aos poucos, vai acrescentando alimentos pastosos e, dias depois, alimentos mais duros. Tudo isso, para que o organismo se adapte o novo jeito. Mas que novo jeito é esse? Como eu não tenho mais a vesícula, não armazena mais a bile e, logo, não tem como liberar para o intestino. Isso está acontecendo agora de forma automática, ou seja, produziu já vai direto para o intestino, sem armazenamento. O organismo passa a se acostumar com esse novo jeito. 

Por volta das 10h15min teve salada de frutas. 

Recebi alta ás 11h20min do dia 10 de janeiro de 2023. Nesse tempo que fiquei lá, vários funcionários estiveram lá fazendo inúmeras perguntas sobre minha saúde e alimentação. 

O pós operatório está sendo com anti inflamatório como medicação, por três dias, e realização de curativos, com gaze e esparadrapo poroso, diariamente e óbvio, fazendo a limpeza, a higienização do local com sabonete líquido e álcool 70%. Eu, não consigo ainda me abaixar, falar alto, ando bem devagar (somente quando necessário, como por exemplo, fazer as necessidades fisiológicas, tomar banho, escovar os dentes, etc), não posso fazer esforço, carregar peso, ainda estou com um pouco de dor na coluna.

A previsão da retirada dos pontos é no dia 17 de janeiro de 2023 e recebi atestado médico de 15 dias, a partir do dia 09 de janeiro.  

Vou atualizando os próximos dias aqui. 

Se tiverem alguma dúvida, coloque nos comentários. 

Atualização em 17/01/2023.

Na data de 17 de janeiro, fui ao consultório do cirurgião para a retirada dos pontos e o mesmo foi feito. Como ainda estava com muita dor na coluna, o médico passou uma injeção de Diprospan. Está dando resultado, pois estou com bem menos dor. Consigo me locomover bem mais rápido, mas não consigo me abaixar. Não posso fazer esforço / pegar peso ainda por um tempo, nem comer alimentos gordurosos, sob o risco de eu ter diarreia. Consigo fazer pequenas coisas, algo leve. Estou de atestado médico por mais alguns dias. No dia 24 de janeiro voltarei a trabalhar, se Deus quiser.


Nenhum comentário:

Postar um comentário