Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de junho de 2019

Reunião definiu que obra será feita de outra forma e manilhas serão retiradas da praia

Na noite de ontem, 06 de junho de 2019, foi realizada no Clube Lyra do Bonfim, uma reunião para falar da obra que está sendo feita na Praia do Bonfim. Participaram da reunião representante do SAAE Angra, o secretário de Serviços Públicos (Felipe Larrosa), o engenheiro da Secretaria de Serviços Públicos, além do presidente da Associação de Moradores do Bonfim (Delmo de Souza) e seu vice-presidente (Márcio Barroso), assessores de vereador e dezenas de moradores da comunidade (Morro do Bonfim, Rua Pedro Eugênio de Oliveira, Rua Antônio Neves, CRC, Biquinha, Prainha).

O TMN esteve lá (como morador e como blogueiro e youtuber) e traz para você, internauta que acompanha o blog Movimento Bonfim, todas as informações e tudo o que aconteceu nessa reunião. 

A reunião se iniciou com a introdução do Secretário de Serviços Públicos, Felipe Larrosa, que apresentou os representantes envolvidos na obra, explicou a dinâmica da reunião e disse que no Bonfim há dois problemas: esgoto na praia e alagamentos.
Depois, o representante do SAAE, fez uma explicação, por cerca de 45 minutos, sobre a História do SAAE e sobre a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do Bonfim, contando como estava em 2017, como está atualmente e o que pretendem fazer.







O representante do SAAE disse que a ideia é transformar a ETE Bonfim numa unidade padrão, num centro ambiental. Foi colocado que várias casas foram visitadas por funcionários do SAAE para averiguação da rede de esgoto. Foi falado que existem ligações clandestinas de esgoto na rede pluvial, mas que os moradores não foram notificados, nem multados. Foram passados orientações de como cada morador devia proceder. Em seguida, foi aberta para perguntas aos presentes, na qual falou-se mais sobre tais ligações clandestinas e se havia algum projeto de ampliação da barragem. 
Quanto a ligação clandestina, um morador se manifestou informando que algumas dessas ligações foram feitas pelo próprio SAAE muitos anos atrás, na época em que ele era da Regional do Bonfim. 
Quanto a ampliação da barragem, será feito um estudo para verificar se há necessidade desse aumento e que na Estrada do Contorno serão colocadas caixas d´águas com capacidade de 20 mil litros que vai atender uma boa parte do bairro. 

No segundo momento, houve a fala do secretário Felipe, que explicou sobre a obra. Pediu desculpas aos moradores sobre a sua atuação diante dos manifestantes que protestavam contra a obra na praia, na última quarta-feira, no segundo dia de manifestação. Explicou que a obra é para rede de águas pluviais (água da chuva) e que não é para benefício do condomínio, é para benefício de toda a comunidade. 

Na parte final, o engenheiro da secretária de serviços públicos explicou como será a obra daqui pra frente. Colocou em desenho num quadro, que não será mais despejada água no cais da Praia do Bonfim e que as manilhas serão retiradas. Um outro projeto foi desenvolvido e será feito com parceria do condomínio. Essa era a fala que os presentes queriam ouvir!

Mas, um trabalho na Rua Pedro Eugênio de Oliveira terá que ser feito pois a rua está afundando em alguns pontos. Com essa nova obra, causará transtornos no trânsito da Estrada Vereador Benedito Adelino, pois terá que quebrar parte da rua, da mesma forma como seria feita na Rua Pedro Eugênio de Oliveira. 
Segundo o secretário, nesse tipo de serviço não é necessário placa com informações, mas que pediu a Valle Sul (empresa executora da obra) que fizesse uma placa. Só que fez uma placa errada e que já foi pedido para que arrumassem, e que não é crime ambiental, pois estaria despejando apenas águas pluviais. Ainda segundo ele, diante da situação que ocorreu na manhã de quarta-feira (05), ele ligou para o prefeito e que o mesmo pedisse para que parasse a obra e ouvisse a população, e que o governo não está sonegando informação para a população. Quem quiser informações sobre o contrato, basta ir a Prefeitura abrir um processo administrativo ou fazer pedido de vista ou então pedir para que algum vereador faça isso. 
Segundo o engenheiro, não precisa de autorização do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), pois não vai implantar uma rede nova e sim substituir a rede já existente. 

Resumindo, os moradores saíram vitoriosos dessa reunião. A obra será feita, mas com um novo projeto, atendendo a reivindicação dos moradores. 

Explicação do representante do SAAE.

Blogueiro e Youtuber Thiago de Morais e Rani participaram da reunião.
Rani foi quem começou o movimento contra a obra na Praia do Bonfim. 

VÍDEO DA REUNIÃO. Assista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário