Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Meteorito encontrado no Bonfim está nos escombros no Museu Nacional da Quinta da Boa Vista.

No dia 20 de janeiro de 1869, um meteorito caiu no mar do Bonfim, entre a Igreja Nosso Senhor do Bonfim e a Ilha do Maia.  Foi testemunhada por Joaquim Carlos Travassos e por dois de seus escravos. O meteorito foi dividido em três partes. Duas dessas partes desapareceram e uma foi levada para ser exposta no Museu Nacional da Quinta da Boa Vista.
Vocês lembram que, recentemente, houve um incêndio nesse museu e que muitas peças foram perdidas. Mas, parte do meteorito encontrado no Bonfim pode ter sido preservado, mas está nos escombros.
Com o nome Angra dos Reis, a rocha é a mais valiosa peça do museu. A rocha pesa 70 gramas e tem 4 centímetros de largura.
Segundo a astrônoma Maria Elizabeth Zucolotto: "Ele deve ter se queimado, danificado um pouco, mas resistiu, não tenho dúvida". "Existe o risco de roubarem? Existe. Sei que na sala não dá para entrar, pois o andar de cima veio abaixo. Mas quando entrarem para escorar as paredes? Alguém pode resolver levar uma lembrancinha. Ou mesmo descartar achando que é pedaço do edifício", desespera-se. 
A astrônoma está sendo impedida de entrar no museu pelos Bombeiros, pela Prefeitura e pela Polícia Federal. Por isso, fez a fala acima.  

O meteorito Angra dos Reis junto com outros 20 fragmentos de outros meteoritos fazem parte da classe Angrito.  

Foto Reprodução:




Nenhum comentário:

Postar um comentário